Perfil e Tendências do Cirurgião Dentista Brasileiro – 2010

O objetivo central deste estudo é de verificar o perfil dos cirurgiões dentistas que exercem a profissão em todo território nacional . São objetivos específicos: – Integrar fontes de informação existentes em diversos bancos de dados de entidades que digam respeito ao Cirurgião Dentista no Brasil; – Subsidiar a elaboração de uma linha de base que permita avaliações posteriores da evolução de tendências no perfil do cirurgião dentista brasileiro; – Contribuir para o planejamento e a implementação das políticas de formação e inserção profissional no campo da saúde.

A pesquisa envolve bancos de dados com informações sobre aproximadamente 220 mil cirurgiões-dentistas registrados no Conselho Federal de Odontologia (CFO). Os resultados mostram que o Brasil tem um dos maiores efetivos de dentistas do mundo, porém a sua distribuição pelo território brasileiro é bastante desigual. Como o país forma em média 9 mil cirurgiões-dentistas por ano, aponta-se como um dos principais desafios a fixação de profissionais no interior e a formação voltada para o atendimento às necessidades de saúde bucal no conjunto da população.

Pesquisadores:

Ana Estela Haddad, Maria Celeste Morita, Maria Ercília Araújo

Resultados:

Morita MS,Haddad AE, Araújo ME. Perfil atual e tendências do cirurgião-dentista brasileiro. Maringá (PR): Dental Press. 2010. 96 p. ISBN 978.85.88020-54-2

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.